Fra Angelico

Fra Angelico foi um importante pintor italiano, considerado por muitos estudiosos da História da Arte como um dos precursores da pintura renascentista. Era tratado por Ruskin "não como um artista propriamente dito, mas um santo inspirado".
"Anunciação" - Fra Angelico
Pinturas para Armadio degli Argenti, 1450
Têmpera sobre madeira, 38,5x37 cm
Museu de São Marcos, Florença
Nasceu em Mugello no ano de 1387 e recebeu o nome de Guido di Pietro, mas ficou conhecido a maior parte de sua vida como Fra Giovanni, nome que ele escolheu quando entrou no convento dominicano de Fiesole aos vinte anos de idade, em 1407.

Provavelmente recebeu parte de sua formação artística sendo discípulo de Lorenzo Monaco, um dos principais pintores de Florença, onde aprendeu a técnica da iluminura. Com esta técnica trabalhou como iluminador de missais e outros livros religiosos, mas seu talento apareceu em um período posterior, quando começou a pintar retábulos e outros painéis, assinando o seu primeiro trabalho, o Retábulo dos Linaioli, em 1433, quando já teria mais de 45 anos.
"Crucificação e Santos" - Fra Angelico"
1441-2, afresco, 550x950 cm
Convento de São Marcos, Florença
Entre suas obras principais estão o Retábulo da Madona, em Perugia, a Coroação da Virgem Cercada por Anjos Músicos (Louvre, Paris), o Cristo Cercado de Anjos, Patriarcas, Santos e Mártires (National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri), e o Juízo final (Galeria Nacional, Roma).

"Sepultamento de São Cosme e São Damião" - Fra Angelico
1438-40, têmpera sobre madeira, 37x45 cm
Museu de São Marcos, Florença
Em 1436 alguns dos frades dominicanos de Fiesole mudaram-se para o convento de San Marco, em Florença, que havia sido recentemente reconstruído por Michelozzo. Angelico, às vezes auxiliado por assistentes, pintou muitos afrescos para o claustro, sala capitular, e entradas nos corredores superiores. Os mais impressionante deles são Crucificação, Noli Me Tangere, e Transfiguração. Em 1445, Angelico foi chamado a Roma pelo papa Eugênio IV para pintar afrescos da Capela, agora destruída, do Sacramento, no Vaticano. Em 1447, com seu aluno Benozzo Gozzoli, pintou afrescos para a catedral de Orvieto. Suas últimas obras importantes, foram afrescos para a capela do Papa Nicolau, no Vaticano, provavelmente pintada em parte pelos seus assistentes.

Angelico morreu em Roma, e foi sepultado na igreja de S. Maria sopra Minerva, onde ainda existe sua lápide. Seu aluno mais importante foi Benozzo Gozzoli e ele teve uma influência considerável na pintura italiana, pintou vários retábulos, bem como afrescos. Podemos encontrar vários exemplos notáveis ​​no museu S. Marco.

Angelico combinou a influência do elegantemente decorativo estilo gótico internacional de Gentile da Fabriano com o estilo mais realista dos mestres da Renascença como o pintor Masaccio e os escultores Donatello e Ghiberti, os quais trabalharam em Florença. Angelico também estava ciente das teorias de perspectiva propostas por Leon Battista Alberti.

As representaçôes das expressões faciais e o uso da cor para aumentar a emoção são particularmente eficazes. Sua habilidade em criar figuras monumentais, representando movimento, e sugerindo espaço profundo através do uso da perspectiva linear, especialmente nos afrescos romanos, define Fra Angelico como um dos primeiros pintores do Renascimento.

Se você quiser conhecer mais sobre este artista e suas obras, dê uma olhada nos sites abaixo, os quais me orientaram para escrever este artigo.

The Metropolitan Museum of Art (em inglês)
InfoEscola
Aula de Arte (muitas imagens de obras do artista)
Web Gallery of Art (em inglês)
Vidas Lusófonas

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