Masaccio

Masaccio foi o primeiro grande pintor da Renascença Italiana, cujas inovações no uso da perspectiva científica inaugurou a era moderna da pintura. Teve uma vida muito curta, morrendo antes dos 27 anos. Parece que veio à Terra em uma missão, deixou o seu recado e partiu.
Masaccio, Tribute Money, 1427, fresco (Brancacci Chapel, Santa Maria del Carmine, Florence)
Tommaso di Giovanni di Simone Cassai recebeu o apelido de Masaccio somente no Século XVI por seu biógrafo Giorgio Vasari (1511-1574), também pintor, e que pode ser traduzido como "descuidado" ou "desligado". Esse apelido deve-se ao seu jeito distraído das coisas do mundo, seu descuido com a aparência pessoal e negligência, apesar de sua boa índole.

Nasceu em 31 de dezembro de 1401 em Castel San Giovanni (hoje San Giovanni Valdarno), próximo à Florença, Itália. Foi um importante pintor florentino da Renascença cujos afrescos da Capela Brancacci da Igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença ( c. 1427) permaneceu influente ao longo do Renascimento. No espaço de apenas seis anos, Masaccio transformou radicalmente a pintura florentina e ajudou a criar muitas das principais bases conceituais e estilísticas da pintura ocidental.

Tinha um estilo próprio, mas sofreu forte influencia do arquiteto Brunelleschi e do escultor Donatello, ambos contemporâneos seu em Florença. De Brunelleschi ele adquiriu um conhecimento da proporção matemática, crucial para o seu desenvolvimento na perspectiva científica. De Donatello ele absorveu o conhecimento da arte clássica.

A Expulsão do Paraíso
Masaccio - 1424/1427
Afresco - 208 x 88 cm
Masaccio inaugurou uma nova abordagem naturalista da pintura, menos preocupado com detalhes e ornamentação do que com simplicidade e unidade, menos com superfícies planas do que com a ilusão de tridimensionalidade. Juntamente com Brunelleschi e Donatello, Masaccio, foi um dos fundadores do Renascimento.

Como teve uma vida curta, apenas quatro obras, sem dúvida, atribuíveis a Masaccio restaram, embora muitas outras, no todo ou em parte, lhe foram atribuídas. Todas as suas obras são de natureza religiosa, retábulos ou afrescos em igrejas. O mais antigo, um painel, a Madonna com St. Anne (cerca de 1423, Uffizi, Florença), mostra a influência de Donatello em suas texturas de pele realistas e formas solidamente arredondadas. O afresco Trinity (c. 1425, Santa Maria Novella, em Florença) usou a perspectiva completa pela primeira vez na arte ocidental. Sua retábulo para Santa Maria del Carmine, Pisa (1426), com o seu painel central da Adoração dos Magos (agora no Museu Staatliche, Berlim), era uma versão simples, sem adornos de um tema que foi tratado por outros pintores em uma forma mais decorativa, ornamental. A série fresco para a Capela Brancacci em Santa Maria del Carmine, Florença (cerca de 1427) ilustra outra de suas grandes inovações, o uso da luz para definir o corpo humano e suas cortinas. Nestes afrescos, ao invés de cenas com luz uniforme plana, pintou-los como se eles fossem iluminados de uma única fonte de luz, criando, assim, um jogo de luz e sombra (chiaroscuro), que lhes deu uma natural, realista qualidade não conhecida, até então, naquela época. De todos os seus afrescos, O Dinheiro do Tributo e A Expulsão do Paraíso são consideradas suas obras-primas.

A obra de Masaccio exerceu uma forte influência sobre o curso da arte florentina mais tarde e, particularmente, sobre a obra de Michelangelo.

Masaccio morreu na cidade de Roma, Itália, em 1427 ou 1428.

Você pode encontrar mais informações nas fontes que me auxiliaram na construção deste artigo. Veja os sites abaixo:

Pitoresco
Web Gallery of Art (em inglês)
Encyclopedia Britannica (em inglês)


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